FERNANDO PESSOA & ANTÓNIO BARROSO (Tiago)






Navegar com Pessoa
António Barroso (Tiago)

Com Pessoa, eu queria Navegar,
Gozar a luz do sol, do firmamento,
Não segurar a brisa, nem o vento,
Só por minha vontade, me guiar.

Se um sorriso, na face, começar,
Prendê-lo, com um fio, ao pensamento,
E buscar o perdão por um momento,
Infeliz, que se teve, sem pensar.

Guardar o meu amor num cofre forte,
Ver o céu, para a lua, ser suporte,
Sulcar o mar imenso, sempre à proa.

Gostaria, num sonho tão disperso,
Navegar com um leme feito verso,
Seguir, acompanhado de Pessoa.

Parede – Portugal (25/09/2013)






















                                
Como recordo aquela madrugada
Com os sinos a tocar no alto da igreja,
Já passa a banda, em farda bem vincada,
Tocando marchas de fazer inveja.

Dia de festa, em sonhos, tão esperada,
O som do morteiro, no céu, troveja,
No varandim, a moça debruçada,
Roda o vestido p´ra que a gente veja.

E o baile? Ah! O baile na noite quente,
No palco improvisado, mesmo à frente
Da casa de meus pais, onde eu vivia,

Era um sublime culminar de festa.
Agora, anos depois, já só me resta
Meter num sonho as emoções dum dia.







- Oh! Chico, Rogério, Zé Manel!
Mas logo a seguir: - Pai, olha balões!
Gritava a forte voz do carrossel:
- São três voltas! Três voltas, dez tostões!

E as gemas envolvidas em papel!
E as rodas de madeira! E os camiões! 
E o torrão duro, doce como o mel!
E a dura cantilena dos pregões!

- Mãe, pai! Queria tanto um pirolito!
E havia tal prazer neste meu grito,
Que logo me diziam: - Filho, vai.

E era assim um longo dia de feira
Que acabava, depois da brincadeira,
A dormir junto ao peito do meu pai.







Prece
Fernando Pessoa 

Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte! O sol és tu e a lua és tu e o vento és tu! Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também. Onde nada está tu habitas e onde tudo está - (o teu templo) - eis o teu corpo. 
Dá-me alma para te servir e alma para te amar. Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra, ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mãos para trabalhar em teu nome. 
Torna-me puro como a água e alto como o céu. Que não haja lama nas estradas dos meus pensamentos nem folhas mortas nas lagoas dos meus propósitos. Faze com que eu saiba amar os outros como irmãos e servir-te como a um pai. 

Minha vida seja digna da tua presença. Meu corpo seja digno da terra, tua cama. Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar. 
Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te. 
Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu. Senhor, livra-me de mim. 

(in "O Eu Profundo")



Prece Silenciosa
António Barroso (Tiago) 

Meu Deus, tenho o céu por cobertor,
e a lua cheia parece
ser a mãe de imensas estrelas,
deixa-me, então, que te erga uma prece
feitas de paz e amor.
Desce, meu Deus, outra vez à terra
que tu próprio criaste
com equilíbrio, com harmonia,
com o carinho e a alegria
feitos de fé e de esperança.
Verás, meu Deus, apenas a guerra
que avança, contra o que ensinaste,
e verás a tristeza, no rosto da criança.
Esta prece não é uma queixa,
mas somente uma confidência
que não me deixa 
calar o pensamento.
Olho o céu repleto de estrelas
nesse espaço sem fim, e ao vê-las,
encho a alma dum sentimento
de puro amor,
que sossega, que acalma, que aquece,
por isso, meu Senhor,
atende esta prece.


6 comentários:

  1. Que se puede decir de un poeta de esta calidad además de amigo insuperable, soy una amiga que se siente orgullosisima de tenerlo y compartir con el poemas que atesoro como gemas. Tiago se merece estar en la nómina de los INMORATALES de Portugal y se que ya ha tenido reconocimientos my notables y ahora con el acierto de ustedes amigas de la vida y de las letras mi aplauo por tan hermosa pagina y por tener escritores de esta calidad. Un abrazo para Tiago y para ustedes con mis felicitaciones, es un placr leerles

    ResponderExcluir
  2. Ler António Barroso (Tiago) é reconhecer nele a genuinidade da boa poesia portuguesa. Além de um bom amigo, reconheço em Tiago um sério candidato à imortalidade como um dos grandes entre os seus melhores pares lusitanos.
    Aproveito para deixar aqui os meus parabéns às amigas Regina Coeli e Ilka Vieira responsáveis pela Expressão Mulher pelas suas prestigiosas escolhas que tornam memorável mais esta belíssima actualização.
    A ambas deixo as minhas carinhosas saudações
    Eugénio de Sá

    ResponderExcluir
  3. Pessoa há de contribuir junto ao nosso Mestre, para que não falte inspiração ao poeta António Barroso e que sua bela "Prece Silenciosa" se mantenha iluminada.
    Parabéns, poeta, é uma honra poder mergulhar nos seus versos.
    Abraço, Èmily

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao poeta Antonio Barroso cujos versos me levam a um "quero ver mais". Tenho certeza que o encontrarei entre os melhores.Aplausos meus. Cleide

    ResponderExcluir
  5. Que alma doce tem António Barroso! Seu encontro com Fernando Pessoa em PRECE, nos mostra a comparação mais franca e urgente da qual precisamos: Em Pessoa, somos a retirada da própria máscara; em Barroso, somos a máscara da ternura pela qual nossa alma necessita para sobreviver com amor.
    Lindo, lindo, BELÍSSIMO!!!
    Bjus,
    Raquel Nonatto

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, que mais lindo!
    Só estes versos bastariam para que Antonio Barroso fosse um grande poeta:

    "...Meu Deus, tenho o céu por cobertor,
    e a lua cheia parece
    ser a mãe de imensas estrelas,
    deixa-me, então, que te erga uma prece
    feitas de paz e amor..."

    Aplausos meus acompanhados da minha admiração por vocês duas, Regina e Ilka!
    Beijos carinhosos,
    Sandra

    ResponderExcluir

Web Statistics